A 41ª edição do  Médico do Ano aconteceu no dia 14 de outubro, no Restaurante Tragga do Fashion Mall (RJ) e teve como homenageado o cirurgião geral, Dr. Savino Gasparini Neto. Tradicionalmente, por ocasião do dia do médico, a SMCRJ homenageia um destacado profissional com o título de Medico do Ano.

Estiveram presentes no evento diversas autoridades como o Presidente da Associação Médica Brasileira, Lincoln Lopes Ferreira e a presidente da Sicredi Rio, Denise Damian.

medico do ano 2019 smcrj 30

 

Dr. Savino atualmente é Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) para o biênio 2018 – 2019, e membro do The American College Of Surgeons (FACS) e Governador atual do Capítulo Brasileiro. Filho e neto de médicos, sua caminhada na cirurgia geral começou em 1974 quando formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante 22 anos (1987 a 2009), ele foi o chefe de cirurgia geral do Hospital Municipal Miguel Couto e teve um importante papel para a saúde pública do país.

“Ser homenageado pela SMCRJ me deixa muito feliz e honrado. Esta tão emblemática Sociedade que já reconheceu grandes colegas tem seu importante papel no país e fazer parte desse momento, ser escolhido como Médico do Ano, é extremamente gratificante para mim”, comemora Savino.

medico do ano 2019 smcrj 59

“Dr Savino Gasparini reúne todas as qualidade de um médico exemplar não apenas no que se refere à qualidade da medicina que pratica, mas, sobretudo pela disposição e prazer em compartilhar o conhecimento, e para dedicar-se à vida associativa com dinamismo, equilíbrio e sabedoria. Não bastasse tudo isso Savino tem uma atenção, um carinho e um zelo por seu paciente que não há quem não se encante com sua pessoa. A homenagem ao Dr Savino é uma retribuição a quem indiscutivelmente eleva a arte da medicina ao patamar maior, contribuindo para promover o conceito e a reputação social  do médico e da profissão médica, finaliza o Presidente da SMCRJ, Jorge Farha. 

 

medico do ano 2019 smcrj 66

Sobre o Médico do Ano

Chegando a sua 41ª edição, a homenagem que acontece anualmente desde 1978 é realizada pela SMCRJ e tem objetivo de dar destaque àquele médico que de alguma forma tenha contribuído para o progresso da ciência médica, para o exercício da profissão e para a sociedade como um todo.    Ivo Pitangui, Pedro Ernesto, Paulo Niemeyer, Clementino Fraga,  e Amarino de Oliveira são alguns dos médicos que já foram agraciados com o reconhecimento.

 A SMCRJ

Fundada em 1886, a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (SMCRJ) é uma das mais antigas do país, e a primeira entidade médica de livre associação do Brasil. Desde a sua criação privilegiou a participação de todo médico sem distinção, entendendo que o mais relevante é a disponibilidade para a vida associativa e o desejo de contribuir nas discussões dos temas mais importantes da profissão.  Atualmente a SMCRJ abrange o município do Rio de Janeiro, é filada à SOMERJ e integra a estrutura da AMB, nossa entidade de âmbito nacional.